Fashion Nouveau

Tudo sobre moda, beleza e comportamento!

Smael estampa a Reserva

Posted by Renata Telles em outubro 4, 2006

Grafiteiro desde 1999, Smael Vagner, que sempre desenhou pelos muros da cidade, agora aplicará todo seu talento nas camisas da grife Reserva.  A partir desse verão, será possível encontrar peças exclusivas com estampas de grafites que são verdadeiras obras de arte.  Em conversa ao Fashion Nouveau, ele contou de onde vem tanta inspiração e convidou todos os leitores do site para a inauguração do Ateliê Coletivo, dia 7, na Gávea.  

F.N: Como nasceu a sua relação com o grafite?

Comecei a me interessar pelo assunto há sete anos quando freqüentava a festa Zoeira, que incentivava a arte. Na época, a prefeitura também divulgava o projeto “Não pixe, grafite”, no qual reunia 35 grafiteiros.  Por conta desses eventos, eu convivia com vários artistas. Cada um tinha um estilo diferente, mas a vontade era uma só: difundir a cultura do grafite. 

F.N: E atualmente, como é o seu trabalho?  Se inspira em algo para pintar?

Não tenho pintado muito em muros ultimamente. Tenho feito mais trabalhos em telas, mas meus grafites têm facilidade de adaptação em qualquer superfície. Já pintei de carros à chaminés. Em relação à inspiração, desenho o que sinto, o que vejo por aí nas ruas… pode ser algo social ou não. 

F.N: Por falar em aspecto social, você participa de alguns projetos não?  

No momento, por falta de tempo, tenho dado oficinas esporadicamente nas comunidades. No ano passado, eu ensinava para os internos da colônia Juliano Moreira. Era muito bom esse contato e totalmente gratificante para mim, já que estava passando a cultura do grafite adiante. Os alunos adoravam. Aliás, no Festival do Rio, estava passando um documentário chamado Multiplicadores, que trata justamente desse assunto, fala do papel social que o grafiteiro tem, do compromisso de incentivar uma nova geração de artistas. Ou seja, o trabalho que desenvolvo.

F.N: Depois de muros e oficinas, surgiu a oportunidade de trabalhar com moda. A experiência com a Reserva está sendo boa?

Estou adorando criar estampas para a marca. A Reserva me deu total liberdade para fazer o que quisesse. Já tenho uma série de desenhos e as peças devem chegar às lojas no próximo verão. Terá direito a passarela e tudo. Aguardem!

F.N: O grafite vem lhe rendendo bons frutos, além da parceria com a Reserva, você também abrirá um ateliê não é?

Sim. O nome é “Ateliê Coletivo”. Ele fica na Gávea e será inagurado no próximo dia 7.  Participam também o fotógrafico e pintor, Paulo Gouvêia, e o estilista da Soul Seventhy Antônio Bokel. O local terá exposições de telas, muita pintura e todos os recursos multimídias que usamos para expor nosso trabalho. O ateliê fica em uma garagem grande e a nossa proposta é quebrar a formatação normal das galerias. Todos estão convidados! 

P.S: Sabe aquelas geladeiras da década de 50, que nossas vovós guardam até hoje com grande carinho? Pois é, ele anda fazendo arte até na cozinha. Para conhecer mais sobre o trabalho de Smael, acesse seu fotolog e multiply

* Inauguração: Dia 7, à partir das 17h, na Rua Alexandre Stockler, 18/Gávea

Anúncios

5 Respostas to “Smael estampa a Reserva”

  1. Gisele said

    Nossa, estou surpresa com o trabalho do moço. Muito bom!

  2. Tati said

    Muito legal!! otima materia! Vou tentar dar uma passada lá!

  3. Daniela said

    bacana o texto, gostei muito do site!! bjos

  4. Estive lá no domigo assistindo uma performance teatral “Arte à venda” na beira da piscina da casa. Título da performance e o local supersugestivos. Nada mais contemporâneo.

  5. Vezuca said

    Gostia de saber o e-mail e o telefone do Ateliê Coletivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: